Travessia Petrópolis x Teresópolis (alt. Média 2000m)
Travessia Serra dos Órgãos - Serra dos Orgaos

Dificuldade: Difícil Idade mínima: 12 anos
Tempo de duração: 3 dias completos. Atrativos: Paisagens deslumbrantes, campos de altitude, vista panorâmica de todo o Rio de Janeiro e Serra dos Órgãos.
Temperatura média: 15°C a 35°C no verão / -05°C a 20°C no inverno Características:: Caminhadas com fortes aclives e declives na altitude de 2000m.

 

 

A Travessia Petrópolis x Teresópolis é considerada pelas revistas de aventuras como a caminhada mais bonita do Brasil.

1º DIA

Iniciando no município de Petrópolis a cerca de 900m de altitude acima do nível do mar, a 1o parte da caminhada é uma subida tranqüila e sem muitos obstáculos, durante boa parte do dia acompanharemos as corredeiras do rio Bonfim até ganharmos altitude, onde avistaremos o grande vale Bonfim, e, após cerca de duas horas de caminhada, alcançaremos os Castelos do Açu com 2120 metros de altitude acima do nível do mar. Neste local realizaremos uma parada longa para descanso, nos serviremos de um bom lanche e logo em seguida partiremos em direção ao morro do Marco (+/- 2050m), onde cruzaremos seu cume p/ alcançarmos o morro da Luva (+/- 2100m). Daí desceremos um pouco e pernoitaremos no vale do Paraíso (também conhecido como vale Encantado ou vale das Cachoeirinhas) que tem como principal atração o nascer do sol enfrente ao contraforte da Pedra do Sino.

Atrativos do 1º Dia: Vista parcial de Petrópolis, cachoeiras, nascentes e planaltos rochosos.

Para saber mais ou fazer somente a caminhada do Castelos do Morro Açu, Clique aqui!

2º DIA

Após acompanhar um espetacular nascer do sol, arrumaremos nossos equipamentos e partiremos em direção ao morro Cabeça de Dinossauro, que tem como principal obstáculo uma difícil subida conhecida como “elevador”: uma escada de metal incrustada na rocha que possibilita uma rápida ascensão ao topo da montanha sem prejudicar a trilha. Logo depois desceremos em direção ao Vale das Antas e tornaremos a subir outra montanha até alcançarmos um deslumbrante mirante conhecido como mirante do ECO; deste ponto pode-se avistar toda a extensão da parede da pedra do sino (onde se localizam as maiores e mais difíceis escaladas no estilo BigWall do Brasil) e a parte superior do garrafão. Em seguida desceremos para o vale dos Cristais e subiremos a Pedra do Sino (2263m), onde pernoitaremos em uma área próxima conhecida como Abrigo 4 (opção de pernoite no Abrigo de montanha existente no local).

Atrativos do 2º Dia: Vista de grandes vales e precipício, vista panorâmica do Rio de Janeiro, Dedo de Deus, Escalavrado, Garrafão, Pedra do Sino, caminhada em altiplanos de 2000m de altitude.

3º DIA

Acordaremos cedo e subiremos a Pedra do Sino (2263m) para vislumbrar do nosso último nascer do sol na Serra dos Órgãos, em seguida exploraremos outros picos ao redor e no inicio da tarde desceremos novamente em direção ao Abrigo 4 para arrumar nosso material e percorrer cerca de 4 horas de caminhada até a barragem do Beija-flor (1300m), onde se encontra a Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Teresópolis.

Atrativos do 3º Dia: Vista total da cidade do Rio de Janeiro, 3 Picos Salinas, Teresópolis, Verruga do Frade, Dedo de Deus, Escalavrado, Papupo, Pedra da Cruz, Cota 2000, Abrigo 3, Barragem do Beija-Flor, Piscina Natural, cachoeiras e outros.

Para saber mais, ou fazer somente a caminhada da Pedra do Sino Clique Aqui!

Recomendações:

Esta caminhada é recomendada para os períodos de inverno, quando chove menos na Serra dos Órgãos, porém não existe grande quantidade de flores e muitas das cachoeiras estão secas ou quase vazias. Na primavera e verão as trilhas estão repletas de flores e as cachoeiras estão cheias e visíveis.

Obs.: Muitos dos atrativos apresentados podem não ser vistos caso haja grande quantidade de nuvens ou serração.

Este roteiro pode ser modificado de acordo com a necessidade do cliente, os locais de acampamento podem ser modificados para melhor segurança de nossos clientes, fica a critério do guia decidir onde acampar ou retornar no meio da trilha.

Quando você adquire um pacote de trekking (caminhada) Eco Adventure você não tem a certeza de completar a trilha, nossos pacotes priorizam a segurança acima de tudo, fica a critério do guia chefe retornar p/ o inicio da trilha caso não haja condições meteorológicas suficientes para concretiza-la.

Oferecemos diversos opcionais que podem ser incluídos no seu pacote de acordo com sua necessidade / comodidade, confira abaixo:

•  Guia bilingue (Inglês e espanhol)

•  Aluguel de material de camping (barraca, saco de dormir, fogareiro, isolante térmico, etc.).

•  Aluguel de material p/ caminhada (Mochila de ataque, bastões de caminhada, lanterna de cabeça, anorak.).

•  Alimentação completa ou particionada (café da manha, almoço, jantar, 3 lanches durante o dia).

•  Hospedagem no Refugio Abrigo 4 ou barracas de camping.

Monte seu pacote com os opcionais acima e faça um orçamento: Clique aqui!

Caso o pacote seja para um grupo de 3 a 10 pessoas, não esqueça de mencionar p/ ganhar descontos.

Ainda não conhece nossos pacotes? Clique aqui!

 
 
 
 

Eco Adventure Turismo e Aventura
Av. Marechal Camara, 160 - Gr. 231 - Centro - Rio de Janeiro
Tel/fax: (21) 4063-4147 - (11) 4063-7804 - 10h às 16h
Cel: (21) 9242-3007 -
Coordenador de Ecoturismo / (21) 9715-7058 - Coordenadora Geral